ACIC participa na CODIN do encontro com o setor Industrial do Norte Fluminense para atrair novos negócios para o Estado

O município de Campos dos Goytacazes foi a primeira cidade a receber a reunião do projeto Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro - CODIN Reúne, que aconteceu nesta terça (1) na Regional da CODIN no município.

03/10/2024 10h19

O Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Mauricio Cabral, participou do encontro e aprovou a iniciativa que tem como objetivo atrair novas indústrias para a cidade e região.

A iniciativa que percorrerá as diversas regiões do Rio de Janeiro, promovendo reuniões com o setor Industrial local está sendo promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. O objetivo visa identificar demandas e oportunidades para empresas indústrias implantadas em território fluminense, bem como atrair novos negócios para os municípios.

De janeiro a agosto deste ano, a Indústria Fluminense foi responsável pela criação de mais de 18 mil postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Novo CAGED, impactando positivamente a vida da população.

O diálogo entre o setor público e os empresários industriais, que a CODIN está promovendo, é importante para acompanharmos a evolução e os desafios do setor, pois o papel que representa no crescimento econômico e social do estado é indiscutível – afirmou o governador Cláudio Castro.

As indústrias do Norte Fluminense compõem alicerces fundamentais da economia do Rio de Janeiro. Na região, o setor emprega cerca de 62 mil trabalhadores em mais de 1.700 estabelecimentos empresariais, dos quais 95% são de pequenas e micro empresas.

O evento reuniu empresários, contadores e profissionais liberais de toda a região que tiveram a oportunidade de conhecer melhor os serviços prestados pela CODIN e ter acesso a maiores informações sobre outros projetos executados pela Companhia tais como a implantação da Zona de Processamento de Exportação do Porto do Açu, em São João da Barra.

De acordo com a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, um dos principais objetivos do evento é potencializar os investimentos nas indústrias de todo o estado.

– Essa é uma grande oportunidade para impulsionar as empresas industriais, movimentar o mercado, promover uma maior aproximação, e conectar a cadeia produtiva a potenciais clientes e fornecedores – destacou Curdi.

Essa primeira edição do CODIN Reúne contou com as parcerias do Escritório Regional da Companhia e da Associação das Indústrias da CODIN de Campos dos Goytacazes (AIC).

– O CODIN Reúne pretende unir a expertise da companhia, que abre as portas do Rio de Janeiro para os investidores. Nos últimos 12 meses, o setor industrial fluminense acumulou crescimento de 5,8%, bem acima da média nacional, que é de 2,2%. Trabalharemos juntos para que esse avanço seja ainda maior – concluiu o presidente da CODIN, Fábio Picanço.

ACIC/Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro