II Seminário Economia do Mar – Fórum das Bacias e Baías Fluminenses.

Nesta quarta (2), o município de São Gonçalo (RJ) sediou a segunda edição do Seminário Economia do Mar – Fórum das Bacias e Baías Fluminenses, evento gratuito promovido pela FACERJ (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro).


04/04/2025 08h22

Previous Next

O encontro aconteceu no Cinema Cineápolis do São Gonçalo Shopping e reuniu especialistas, empresários, gestores públicos e privados, autoridades e acadêmicos para debater o potencial da Economia Azul como estratégia de desenvolvimento local.

 

O objetivo do seminário foi promover o desenvolvimento econômico, ambiental e social das Baías e Bacias Fluminenses por meio do associativismo e pela criação de oportunidades, emprego e renda nos territórios marítimos fluminenses, através do fomento aos setores que utilizam o mar como recurso ou meio como: economia da praia, pesca, turismo, bioeconomia marítima, setor náutico, naval, portuários e marinas, energia e o setor de defesa. 

 

Uma das grandes novidades do seminário foi a apresentação da “Certificação Selo Azul Cidades Costeiras” desenvolvido pela FACERJ, que é um instrumento poderoso de orientação às prefeituras costeiras de todo o Brasil, que são 443 prefeituras, sobre o modelo de excelência referenciado em 20 requisitos para a organização de uma política pública de fomento a Economia Azul. O Selo Azul Cidades Costeiras da Facerj, tem apoio da ABEEMAR, CACB, UNISUAM e do INSPER, e funciona por meio de diagnóstico inicial do território marítimo municipal, com vista no desenvolvimento da Economia Azul. Dependendo da pontuação atingida pela prefeitura costeira, a FACERJ fornecerá a certificação que é válida por 2 anos, o que consequentemente gera para o município: maior visibilidade, investimentos, desenvolvimento, oportunidades e empregos na região, impactando positivamente toda a população.

 

Entre os temas abordados, destacam-se a governança e sustentabilidade das baías fluminenses, o turismo, a gastronomia, os clusters do mar e as oportunidades ligadas às energias renováveis. A programação incluiu seis painéis ao longo do dia, com participação de renomados especialistas e representantes do setor público e privado. O Seminário contou com o apoio da Secretaria de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro, do SEBRAE, da ABEEMAR, CACB, UNISUAM e da Prefeitura de São Gonçalo.


Certificado Digital ACIC




Parceiros e Apoiadores

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp